Hoje o assunto abortado será artroplastia de quadril. Afinal, você sabe o que é?

As articulações do nosso corpo dependem da integridade dos componentes ósseos e dos tecidos moles para funcionar normalmente. Sendo assim, doenças que afetam essas estruturas, com o passar do tempo podem provocar deformidade e dor.

Nesse contexto, a artroplastia normalmente é indicada nos casos em que a articulação do quadril encontra-se muito danificada e por conta desses danos, o paciente apresenta dores intensas no quadril, redução dos movimentos e prejuízos funcionais, sem possibilidade de melhora com outros tratamentos.

A doença que normalmente provoca esses sinais e sintomas e é apontada como principal indicação para artroplastia é a coxartrose ou comumente chamada de artrose/desgaste da articulação do quadril, no entanto existem outras condições que culminam na indicação para a artroplastia.

De forma geral, a dor é o principal sintoma dos pacientes submetidos a essa cirurgia. A dor é comumente localizada na virilha e região lateral da coxa ou região glútea e nos estágios iniciais é provocada por grandes esforços do quadril.

A artroplastia, portanto é o termo usado para a cirurgia que visa substituir uma articulação “doente’’, danificada ou fraturada, por uma prótese com o formato o mais próximo possível da anatomia original das estruturas ósseas”.

Identificou-se ? Procure um ortopedista membro da Sociedade Brasileira do Quadril!