O pós-operatório de qualquer tipo de cirurgia pode ser complicado se o paciente não seguir corretamente as instruções dos especialistas.
Porém, dores e desconfortos podem ser amenizados se o tratamento for seguido à risca, reforçando até mesmo o bom trabalho dos médicos e agilizando a recuperação.
As intervenções no quadril não são diferentes. Os cuidados são essenciais especialmente para os pacientes que colocaram próteses (artroplastia de quadril).
As orientações de pós-operatório podem variar de médico para médico e de acordo com cada paciente. No geral, as orientações básicas são: fazer compressa de gelo no local da cirurgia (cuidado para não queimar a pele), sentar em locais elevados, onde os joelhos fiquem no mesmo nível do quadril, utilizar cadeira de banho ou adaptadores no vaso sanitário, dormir de barriga para cima e utilizar meias elásticas anti-trombo. Costumo orientar meus pacientes a realizarem movimentos em bloco com o quadril operado, ou seja, ir levanto a coxa junto com o corpo ao subir na cama e entrar e sair do carro.
A alimentação é normal, não costumo recomendar dietas específicas ou proibir alimentos. Sugerimos a alimentação saudável. Alguns casos merecem um complemento nutricional, sobretudo proteico.
Geralmente, a reabilitação de um paciente é influenciada pela idade, a complexidade da cirurgia, o tipo de prótese e o estado de saúde antes do procedimento.⠀Na maioria dos casos, o paciente já consegue dar alguns passos no mesmo dia da cirurgia. Já os procedimentos de revisão têm uma recuperação um pouco mais lenta.⠀O importante é seguir todas as instruções dos profissionais envolvidos no processo, como o cirurgião de quadril e o fisioterapeuta, além de retornos regulares com o especialista.
A disciplina e a força de vontade são pontos fundamentais para o sucesso da recuperação.
Afinal, a retomada de uma vida ativa e sem dores é o principal objetivo após a cirurgia de prótese do quadril.