A artroscopia se refere a uma técnica cirúrgica ao ato de “olhar a articulação” através de pequenas incisões na pele.
Esta técnica possibilitou a realização de cirurgias de maneira muito menos invasiva, proporcionando um retorno mais rápido às atividades cotidianas.
Possui diversas indicações, no entanto as mais frequentes são:
- Impacto femoroacetabular para remodelação óssea e cartilaginosa (osteocondroplastia)
- Lesões do Labrum acetabular
- Quadril em ressalto
- Retirada de corpos livres ou corpos estranhos da articulação
- Reparo de lesões dos tendões glúteos e síndrome da dor lateral do quadril
- Tratamento de lesões cartilaginosas traumáticas e atraumáticas
- Lesões do ligamento redondo
- Síndrome da dor glútea profunda ou síndrome do piriforme
- Entre outros.
Como saber se meu caso pode ser tratado por artroscopia?
Através da avaliação clínica e de exames de imagem, podemos definir para quem esse tratamento é recomendado. Embora seja uma cirurgia extremamente versátil, nem todas as lesões de quadril podem ser tratadas dessa forma. Cada caso tem sua indicação.
Gosto muito de explicar para os meus pacientes que nem toda a alteração encontrada na ressonância é cirúrgica, existem lesões que são inerentes à faixa etária do (a) paciente ou que ainda estão assintomáticas.
A artroscopia possui a vantagem de ser uma técnica pouco invasiva, apenas dois a três pequenas incisões de 1,0 a 1,5 cm na qual introduzimos a câmera e os instrumentos necessários para realizar os reparos das lesões. Na maioria das vezes o paciente recebe alta no mesmo dia e permanece em torno de 30 dias utilizando um par de muletas. A pontinha do pé no chão deve ser usada ao invés de “pular com um pé só”.
A reabilitação por fisioterapeutas experientes com essa cirurgia é fundamental para a o sucesso do trabalho do cirurgião. Essa cirurgia é totalmente dependente de uma boa fisioterapia. A mobilização do membro realizada pelo fisioterapeuta, pedalar inicialmente em bicicleta ergométrica sem carga e inúmeros exercícios são essenciais para o retorno às atividades habituais.