Você sabe exatamente onde fica o seu quadril?
Os quadris são essas áreas delimitadas em vermelho e que fazem parte da nossa pelve (bacia).
A região do quadril é composta pela parte de cima do fêmur, cabeça do fêmur e sua articulação com a bacia, chamada de acetábulo. É uma articulação que tem um amplo arco de movimento e uma importância fundamental na mecânica do nosso corpo.
Além da articulação, incluímos todos os tendões e músculos que passam no local, assim como o nervo ciático.
O nervo ciático, quando está inflamado, normalmente é comprimido na coluna, mas em até 5 % das vezes a causa pode ser o quadril.
Costumo brincar que o quadril é a principal articulação do nosso corpo, pois, trata-se do nosso eixo central. Afinal, ele controla a parte de cima e a de baixo, portanto, um mal funcionamento desta articulação pode acarretar sobrecarga nas juntas que estão próximas.
Como avaliar dores no quadril?
“Achei que era só uma distensão”
Geralmente começo sempre ouvindo essa queixa dos pacientes em uma primeira consulta. Aliás, um erro muito comum das pessoas é passar um tempo sentindo dores em algum local e não procurar assistência médica especializada. No caso do quadril, por exemplo, muitas vezes podemos detectar problemas logo no seu início e desta forma iniciar o tratamento apropriado.
As dores que acometem o quadril direito e esquerdo costumam ter a mesma causa e semelhança. Começamos a avaliação do quadril analisando o paciente como um todo. Assim, excluímos na história clínica e exame físico do paciente causas provenientes de outros locais, como a coluna e as sacros ilíacas.
Dores comuns, como as abdominais e pélvicas, por exemplo, podem até ser confundidas com dores no quadril, como no caso das hérnias inguinais ou endometrioses e precisam ser excluídas.
As dores no quadril podem ocorrer na parte da frente (região próxima a virilha), na parte de dentro da coxa, na parte lateral e, por último, na região posterior (dor glútea).
“É frequente dores no quadril refletirem no joelho devido à um nervo que passa bem próximo do quadril (nervo obturatório) inervar alguns músculos que vão até próximo do joelho”
Causas comuns de dores na região da frente do quadril
– Artrose de quadril: Artrose é o desgaste da cartilagem da cabeça do fêmur. Nesses casos, o paciente vai perdendo parte do seu movimento natural e passa a ter dificuldades em realizar tarefas simples, como cortar as unhas dos pés, vestir meias e amarrar sapatos.
– Osteonecrose do quadril: Ocorre quando existe uma interrupção do fluxo de sangue para a cabeça do fêmur e, assim ocorre um “infarto” da cabeça do fêmur. Geralmente acontece um quadro inflamatório importante que pode ocasionar o desgaste da cabeça do fêmur e sintomas semelhantes ao da artrose.
– Artrites inflamatórias no quadril: Muitas vezes estão relacionadas com doenças reumatológicas dos pacientes (artrite reumatóide, artrite reumatóide juvenil, artrite psoriática, espondilites anquilosantes, dentre outras).
– Fratura por stress do quadril: Bastante comum em corredores, ocorre pelo fato do osso não conseguir se remodelar devido à solicitação mecânica exagerada do local.
– Impacto fêmoro acetabular e lesão labral: Trata-se de um conflito que existe entre o fêmur e o acetábulo (bacia), que ocorre em movimentos de flexão do quadril. O impacto entre as duas estruturas pode “espremer” o labrum e a cartilagem do quadril, gerando sua lesão.
– Tendinite do íliopsoas: O Músculo íliopsoas passa bem na frente da cabeça do fêmur e é o principal responsável pelo movimento de flexionar o quadril (movimento de puxar o quadril). Em alguns casos ele pode ser responsável por um “estalo ou um clunck” na parte da frente do quadril.
– Tendinites do reto femoral: O reto femoral tem duas origens na região do quadril. Esse músculo é frequentemente lesionado nos movimentos de chute de bola.
Outras causas de dores na região anterior do quadril podem ser: Osteoartrose rapidamente progressiva do quadril, Osteoporose transitória do quadril, infecções no quadril, tumores ósseos na região do quadril, meralgia parestésica.
Causas de dores na região lateral do quadril
– Bursite e Tendinite de glúteo: Sem dúvida, trata-se da causa mais importante de dores no quadril e a mais frequente de procura no consultório. Então, a queixa principal dos pacientes é de dores do lado do quadril e coxa ao deitar-se sobre o lado lesionado, ficar muito tempo sentado e se levantar para subir e descer escadas.
Nesse vídeo eu explico um pouco mais sobre essa dor:
– Tendinopatias calcáreas de glúteos: Pequenas pedras de cálcio podem se formar na região lateral do quadril, gerando muita dor, principalmente durante a madrugada.
– Tendinopatias da origem do trato íliotibial: Geralmente são causadas por excesso de atividade física
Causas de dores na região posterior do quadril: Dor Glútea Profunda
– Síndrome do Piriforme: A mais conhecida causa de dor na região glútea de origem no quadril. Pode ser causada por uma série de variações da anatomia do músculo piriforme, sendo a mais comum quando o nervo ciático passa bem no meio deste músculo.
– Bandas fibrosas no nervo ciático: São aderências formadas geralmente após um trauma, são estruturas que se grudam no nervo impedindo a sua excursão fisiológica.
– Tendinopatia dos isquiotibiais: Geralmente causam dores no ísquio ao ficar muito tempo sentado dirigindo ou em cadeiras mais duras. Desse modo, o nervo ciático pode ser irritado devido à proximidade anatômica dos tendões que se originam no ísquio.
– Impacto Ísquiofemoral: Trata-se de um conflito entre uma parte do fêmur chamada pequeno trocânter e o ísquio que comprime um músculo no local chamado quadrado e o nervo ciático pela sua proximidade anatômica.
“As dores que acometem o quadril geralmente NÃO irradiam para baixo do joelho. As dores que correm até o pé ou lateral da panturrilha costumam vir da coluna”
Neste vídeo falo um pouco mais sobre essas dores:
Dores na região medial (interna) do quadril
– Pubeíte e tendinopatia dos adutores: Geralmente causados por esportes como futebol e corrida, são dores que ocorrem bem na região da frente do púbis. Assim, geram muito desconforto para se levantar da cama pela manhã e praticar atividades físicas.
Dor no Quadril na Gestação
Muitas grávidas apresentam dores na região da coluna e da bacia. Durante a avaliação clínica, normalmente é possível detectar a principal causa da dor e evitar a realização de exames (fazer exames somente se for necessário).
A osteoporose transitória do quadril pode acometer as mulheres durante o segundo ou terceiro trimestre de gestação. Além disso, as bursites e tendinites de glúteos também são frequentes pelas pacientes ficarem muito em posição de lado
Como é o tratamento das dores no quadril?
A resposta é simples: depende! O correto, quando você sentir dores na região do quadril, é parar suas atividades físicas e procurar uma avaliação médica especializada. É importante a avaliação clínica correta, algumas vezes fazer exames complementares e realizar o devido tratamento. Por fim, os tratamentos mais frequentes para os problemas do quadril são:
– Repouso
– Uso de analgésicos e anti-inflamatórios
– Fisioterapia
– Terapia por Ondas de Choque
– Uso de muletas
– Em último caso, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.
Dr Luiz Henrique Silveira Rodrigues
CRM 116403 RQE 29512
Médico Ortopedista Membro da Sociedade Brasileira de Quadril
Membro da The Hip Preservation Society