A artroplastia total de quadril (ATQ), ou prótese total de quadril, é uma cirurgia que, apesar de ser de grande porte, é muito segura e melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Para que tudo ocorra sempre com mais tranquilidade e segurança alguns cuidados são recomendados.

          Nesse artigo vou falar sobre os cuidados ANTES da cirurgia.

          Se você deseja saber mais sobre orientações do pós-operatório, clique nesse link: https://drlh.com.br/orientacoes/orientacoes-para-o-paciente-operado-de-artroplastia-de-quadril/ e faça o download do meu e-book.

         Lembrando que gosto sempre de ressaltar a importância de você discutir esses assuntos com o seu médico pessoal, visto que algumas condutas e orientações podem variar de acordo com cada profissional.

         Os cuidados todos precisam ter ANTES da cirurgia de ATQ envolvem desde a alimentação, uso de medicações, preparo da residência para receber o paciente, redução do uso de bebidas alcóolicas e do cigarro.

MEDICAÇÕES ANTES DA CIRURGIA, COMO VOCÊ DEVE FAZER?

            Alguns medicamentos precisam ter o seu uso descontinuado antes do procedimento cirúrgico. A sua lista de medicações precisa ser rigorosamente compartilhada com o seu cardiologista e durante a avaliação do anestesista, pois esses profissionais vão decidir quais medicações você deve ou não continuar tomando até a data da cirurgia. Alguns remédios como o ácido acetilsalicílico (aspirina, aas) e o clopidogrel, por exemplo, “afinam” o sangue e necessitam do aconselhamento daqueles profissionais se devem ou não ser interrompidos antes do procedimento de prótese total de quadril.

             Até mesmo os remédios considerados “naturais” como Gingko Biloba, Casca de Salgueiro, Ginseng, Gengibre, Alho, Cúrcuma e outras, também devem ser lembrados na hora da sua consulta, pois essas medicações também podem interferir na coagulação do sangue e causar mais sangramento no momento da cirurgia.

ALIMENTAÇÃO – UMA ALIADA IMPORTANTE DOS PACIENTES NO PROCESSO DA RECUPERAÇÃO

           O ideal é fazer uma avaliação com nutricionista. Este profissional pode auxiliar os pacientes a chegarem com o organismo mais preparado para ter uma cirurgia mais confortável e um pós-operatório mais seguro e tranquilo.

            De uma forma geral, recomendamos uma alimentação leve e saudável pelo menos 48 horas antes do procedimento.  Quando possível, o ideal é fazer uma dieta adequada 30 dias antes. Alimentos ricos em fibras ajudam o intestino a funcionar melhor no pós-operatório, considerando que muitas medicações usadas para a dor (como o Tramadol e a Codeína) podem deixar esse órgão com o seu funcionamento mais lento. Beba muita água e tome sucos naturais.

            Alimente-se com proteínas de boa qualidade, como ovos, peixes, carnes magras. Carboidratos mais complexos como encontrados na batata doce, por exemplo são bem mais saudáveis do que a farinha branca e o açúcar, pois estes últimos causam inflamação. Vitamina D e vegetais como espinafre e couve, que são ricas em cálcio, são muito importantes para o metabolismo ósseo.  Frutas cítricas são ricas em vitamina C que ajudam na síntese do colágeno presentes em ligamentos e tendões. A vitamina D juntamente com o zinco (carnes, castanhas) também contribuem para melhorar a imunidade. Por último, peixes como o Salmão contém o ômega 3 que pode ajudar nas atividades inflamatórias causadas pela cirurgia.
Sugerimos deixar pratos prontos congelados para facilitar no pós-operatório para os pacientes que não possuem ajuda para cozinhar ou moram sozinhos.

 

CIGARRO E BEBIDAS ALCÓOLICAS

               O uso de cigarros pode atrapalhar a circulação, a cicatrização e aumenta o risco de tromboses e infecções. O ideal é parar totalmente de fumar ou diminuir o seu consumo duas semanas antes e após o procedimento. Bebidas alcoólicas devem ter o seu uso interrompido pelo menos 48 horas antes da cirurgia (o ideal são sete dias).

 

QUAIS SÃO OS CUIDADOS PARA SE TER EM CASA ANTES DA CIRURGIA?

             Para quem mora sozinho é muito importante considerar algum familiar ou amigo para acompanhar o seu pós-operatório nos primeiros dias. Mesmo parecendo que tudo está bem, pode acontecer de você sentir alguma tontura ou sofrer uma hipotensão (“queda de pressão”) ao se levantar sozinho. Devemos prevenir o risco de você sofrer uma queda. Não seja teimoso e aceite ajuda, principalmente nos primeiros dias.

             Muitos pacientes moram em casas com escadas e me perguntam como devem fazer. O ideal seria evitar subir escadas quando chegar do hospital, mas nem sempre isso é possível. Geralmente os meus pacientes podem sair pisando do hospital (conduta que varia de acordo com cada profissional), ou seja, o problema maior não é nem subir a escada por “forçar a cirurgia”, e sim pelo risco de “passar mal”, sofrer alguma “queda de pressão” ou tontura. Caso seja realmente necessário subir a escada, peça ajuda para 02 pessoas grandes e fortes que possam auxiliá-lo caso haja algum contratempo.

              Deixe objetos importantes fáceis de serem alcançados, como por exemplo um telefone. Antes de fazer a cirurgia deixe a sua casa preparada. Deixe sua cama mais elevada, facilite o acesso ao box do banheiro e retire todos os obstáculos como tapetes do seu caminho. Sugerimos utilizar um dispositivo para elevar o assento sanitário para diminuir o risco de deslocamento da prótese.

             Alguns pacientes também me perguntam sobre qual é a melhor forma de tomar o banho. Pode ser em pé com o andador, mas sempre deixe uma cadeira de plástico próximo de você, de apoio caso precise sentar-se rapidamente.

            Novamente, gosto sempre de ressaltar a importância de você discutir esses assuntos com o seu médico pessoal, visto que algumas condutas podem variar de acordo cada profissional.

 

CUIDADOS GERAIS

              O risco de infecção deve ser prevenido através dos cuidados com os dentes, feridas pelo corpo, principalmente nas pernas e nos pés, incluindo unha encravada. Deixe suas unhas limpas e bem cortadas. Avise o seu médico se estiver com algum sintoma como resfriado, gripe, febre ou queimação para urinar.
Retirar apliques capilares, piercings, brincos, unhas e cílios postiços, próteses dentárias e lentes de contato. Não pinte as unhas e não vá de maquiagem.

            Não raspar ou depilar a área onde será a cirurgia. Isso será realizado pela equipe médica no hospital.

24 HORAS ANTES DA CIRURGIA – O QUE FAZER ?

            Tome um banho na noite anterior da cirurgia e lave bem o corpo com água e sabão neutro.

            Não coma e nem beba nada que não seja orientado pela equipe médica pelo menos 8 horas antes da cirurgia.

           Leve para o hospital: as meias elásticas, andador ou muletas, uma mala pequena com um pijama confortável, itens de higiene pessoal, chinelos e algo para leitura. Deixe os seus objetos de valores na sua casa. Informe para a equipe médica um telefone de contato de alguém da sua família, pois é importante avisarmos que tudo ocorreu bem no final do seu procedimento cirúrgico.

Referência:

https://orthoinfo.aaos.org/en/treatment/preparing-for-joint-replacement-surgery/

Dr Luiz Henrique Silveira Rodrigues

CRM 116403 RQE 29512

Médico Ortopedista Membro da Sociedade Brasileira de Quadril

Membro da The Hip Preservation Society